A avalição pré-operatória está entre as ações mais importantes (não só para o paciente, mas também para todo corpo clínico) quando se cogita realizar uma cirurgia. É nesta fase que se investiga doenças prévias, atenta-se à alergias medicamentosas já conhecidas, descobre-se quais os antecedentes pessoais e familiares e apontam-se alterações que possam interferir no sucesso da operação/procedimento.
Desta forma, e já durante a primeira consulta, é fundamental perguntar ao paciente sobre suas cirurgias prévias, como foram ou se houve alguma intercorrência que precise ser investigada ou conhecida. Todas essas informações são preciosas para um planejamento seguro de um procedimento cirúrgico.
Em relação aos antecedentes pessoais, as doenças prévias do paciente devem ser detalhadas e quando prudente, pode-se pedir uma nova avaliação ou permissão do médico especialista.
Conhecer as medicações já consumidas pelo paciente é de fundamental importância devido a possibilidade de interações medicamentosas, interferência na cicatrização e na coagulação. Até mesmo medicamentos fitoterápicos e chá medicinais podem interferir, principalmente na coagulação.
Na investigação pré-operatória, o cirurgião plástico poderá solicitar exames laboratoriais, de imagem, avaliação cardiológica e demais exames específicos para o procedimento a ser realizado.
Também é na avaliação pré-operatória que o médico deve orientar sobre o procedimento a ser realizado, explicar sobre a cicatriz resultante, sobre os cuidados e todo o processo e fases da cicatrização.
Devem ser discutidas expectativas e limitações do procedimento cirúrgico, deixando claro quais resultados reais podem ser alcançados.
Nesse momento pré-operatório também é interessante já alinhar sobre a necessidade de uso de malhas cirúrgica, programar a necessidade de drenagem linfáticas pós- operatórias, entre outras ações. Enfim, é um tempo para discutir sobre aspectos importantes e aliados para um boa recuperação.
Também é de suma dialogar sobre evolução pós-operatória e sobre as complicações mais comuns do procedimento em questão. Conhecer todos os aspectos do procedimento cirúrgico é fundamental para a segurança do quadro clínico do paciente e para o reconhecimento precoce de alguma alteração.
A avaliação pré-operatória é um instrumento valioso e peça chave para o planejamento de uma cirurgia segura.